domingo, novembro 01, 2009

138ª Voz - Dia das Bruxas... Finados... Findem!




Hoje, domingo, véspera de feriado, preguiça de me levantar pela manhã, e resto do dia mergulhada nas delícias de um domingo encinemado!

Cinema a 2 reais é a benção. Até filme de ficção vale à pena! Se bem que Bruce Willis vale à pena, sempre! Mesmo quando ele nem existe, é fantasma, robô, duro de matar... enfim... mandem que eu me cale antes que comece a filosofar, porque ai não tem mais saída!

O filme que assisti a dois "reaus" foi Substitutos. A história se passa num futuro hipotético, em que devido ao medo de enfrentar a realidade os seres humanos começam a se esconder por trás de máquinas extremamente bem projetadas, comandadas por seus hipertróficos neurônios (crítica: as cabeças dos humanos deveriam ter aumentado de tamanho e seus corpos virado um aglomerado de músculos atrofiados! Seria divertido! hehe). Alguém aí foi acometido por algum deja vú?

MSN, orkut, blogspot, twitter, facebook, emails... etc, etc, etc... A pergunta que venho me fazendo é: por que nos escondemos tanto? Na 1ª pessoa do plural mesmo, pois me incluo na jogada. Seja por trás da parafernália eletrônica, ou seja na hipocrisia, silêncio ou bom comportamento, é inevitável nos omitirmos, nos agredirmos, nos reprimirmos. O medo seria da vida, ou de nós mesmos? De nos libertarmos de toda a "repressão velada" a que somos submetidos desde o momento em que nascemos?

No fundo acho que precisamos aprender a enxergar. Enxergar aos outros, enxergar a nós mesmos. Sermos implacáveis diante da falta de visão. Ouvir menos, falar menos (principalmente falar muito menos quando se trata de emitir julgamentos) e ver mais. Não apenas olhar.

Feliz dia 2 de novembro para todos!

- Todas as Vozes -

Um comentário:

  1. O que um feriado - o ócio - não faz com o lado filosófico que escondemos, hein?!
    É a "Santa culpa", Anna. Já nascemos com ela, com o "pecado original" (ou seria o "ridículo original", como disse Oswaldo Montenegro???). Que destino mais retrogádo já nos espera no nascimento...
    Eu tou divagando hoje por causa da neve daqui. Mas, vou parar, porque as tarefas acadêmicas estão rindo de forma sarcástica para mim...

    ResponderExcluir

LIBEEEEEEERTE-SE